
VIVENDO AS PROMESSAS PLANTANDO IGREJAS RELEVANTES
Culto de Missões - Outubro de 2019
Mais tarde, na casa de Mateus, Jesus e seus discípulos estavam à mesa, acompanhados de um grande número de cobradores de impostos e pecadores. Quando os fariseus viram isso, perguntaram aos discípulos: “Por que o seu mestre come com cobradores de impostos e pecadores?”. Jesus ouviu o que disseram e respondeu: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes”. E acrescentou: “Agora vão e aprendam o significado desta passagem das Escrituras: ‘Quero que demonstrem misericórdia, e não que ofereçam sacrifícios’. Pois não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores”. Mateus 9:10-13
Existem promessas de Deus que são dispensadas sobre a comunidade quando ela está de fato vivendo como uma igreja relevante. Mas o que é ser relevante? Relevante refere-se ao que é importante, o que tem importância; ao que se destaca ou que é indispensável. Logo a igreja relevante responde a seguinte pergunta “Se esta igreja hoje fechar as suas portas ela será lembrada por ser relevante em qual área de sua atuação?” A maioria das comunidades poderão ser lembradas pelo caos causado no trânsito durante suas atividades ou por seu demasiado barulho sonoro, mas poucas serão lembradas como igrejas que são agentes de transformação social, que é impactante na vida de todos que encontram com um cristão que pertence a comunidade.
Tendo como pressuposto que o termo igreja não sãos os prédios, mas é o grupo de cristãos que tem em comum a fé em Cristo e o batismo como anuncio público desta fé, entendemos que uma igreja relevante nasce e se desenvolve a partir das ações dos Cristãos que externalizam a Fé por meio de suas ações no cotidiano, seja individualmente ou coletivamente.
Assim de maneira resumida plantar igrejas relevantes é descobrir a vocação, a inclinação da comunidade local em ações efetivas na transformação da sociedade a sua volta. São igrejas que respondem as demandas da localidade onde está inserida, que alcança e é impactante na vida daqueles que moram ao derredor da comunidade. Onde cada pessoa que não é Cristão sabe onde encontrar uma igreja transformacional que não está somente preocupada em se reunir em um prédio para celebrar, mas em sair do prédio para impactar, se preocupando com quem realmente necessita.
Plantamos novas igrejas relevantes a partir de nossa própria casa, com um GCEU faz a diferença para a vizinhança onde está inserido, que aquele grupo que se reúne como igreja naquela casa consegue não somente convidar para participar do GCEU mas que leva o evangelho as pessoas testemunhando a sua fé mesmo antes que recebam um convite para uma atividade na comunidade.
Aqui cabe para finalizar uma fala do Sergio Queiroz de seu livro Igrejas que Transformam o Brasil que diz “As comunidades transformacionais não estão preocupadas tão somente em se reunir, mas querem ver o evangelho ajudar pessoas a refletir a glória de Deus em seu bairro e cidade, não para semente ver pessoas mais felizes e realizadas, mas para multiplicar o número daqueles que levam luz de Cristo vendo a mudança completa das vidas”
LITURGIA DO CULTO
Para obtermos um padrão na organização de nossos cultos de Missões a Secretaria Regional propõe, através desse documento, uma sugestão de liturgia de culto.
Decoração
Decore a igreja dentro do tema.
Abertura
Apresente, de maneira clara, o tema “VIVENDO AS PROMESSAS PLANTANDO IGREJAS RELEVANTES” para a igreja para que todos compreendam o conceito proposto.
Louvor
Converse com o líder do ministério de louvor de sua igreja para que os hinos entoados sigam de acordo com o tema do mês.
Oração intercessora
Que durante o culto de missões toda igreja interceda para que possamos viver o que temos anunciado. Orem pelos missionários no campo, assim como por nós, igreja missional.
Oferta
Oriente a pessoa responsável por esta ministração sobre os alvos de Missões, de como é importante.
Ministração da Palavra
Como não poderia deixar de ser, nossa sugestão é que o preletor siga o tema proposto para o mês “VIVENDO AS PROMESSAS PLANTANDO IGREJAS RELEVANTES” Mateus 9.10-13.
Integração
Incentivamos que não somente no culto de missões, mas em todos os cultos a igreja se empenhe em receber bem seus convidados e integrá-los de maneira agradável a igreja. Separem pessoas que possuam facilidade para se comunicar para que conversem com os amigos que nos visitam no final do culto. Podem ainda mandar uma mensagem no dia seguinte agradecendo sua presença.
Lembre-se, devemos ser os primeiros a acreditar na visão, amar a missão e nos empenharmos na realização da mesma.
Seja um missionário!
Certos de que Deus quer nos usar para alcançar as nações,
Desde já, agradecemos o compromisso com a obra missionária.
Pr. Marcio Oliveira dos Santos
Secretaria Regional de Missões