
TEXTO:
“8 O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete” – (Gênesis 2:18 – NVT)
“24 Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só.” – (Gênesis 2:24 – NVT).
TEMA: “FAMÍLIA – VIVENDO O CÉU NA TERRA!”
INTRODUÇÃO:
Ministrar sobre o tema família é abordar muitos princípios e conceitos que foram relativizados pela filosofia dos tempos em que vivemos.
Muitos são os empecilhos encontrados pelas famílias para permanecerem em perfeita harmonia junto aqueles a quem amam.
A cada dia surgem novos fatores que interferem nos relacionamentos familiares criando grandes obstáculos relacionais.
Podemos citar as mídias, redes sociais, o excesso de trabalho que causa estresse nos relacionamentos entre os familiares e até mesmo a agenda que alguns se impõem de compromissos que afetam o tempo para curtirem uns aos outros.
Não podemos nos esquecer de todos os problemas diários que a família precisa superar, tais como:
- A dificuldade em expressar amor uns aos outros, respeito e intimidade,
- A banalização da existência da família,
- A força tarefa imposta pela sociedade que é contrária aos padrões e princípios estabelecidos por Deus,
- A contestação da essência dos padrões para a família,
- A proposta da sociedade em denegrir e degenerar o valor do casamento.
Deus criou uma estrutura familiar formada por um homem, uma mulher e seus filhos, que deve estender-se até a separação pela morte.
Todo ajuntamento contrário a esse padrão é deturpação da verdade e vontade de Deus.
A Bíblia nos declara:
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” – (Gênesis 2.24)
O que observamos hoje, são lares destruídos pelo divórcio, pais que não têm autoridade sobre seu lar e ausentes na construção do caráter de seus filhos.
Este contexto determinará uma geração problemática, mal resolvida sexualmente e emocionalmente por não vivenciarem um ambiente seguro e com estabilidade familiar.
É possível nos mantenhamos ilesos e firmes nos princípios e valores divinos sem qualquer influência das vozes que gritam fora das nossas casas, tentando nos dizer como devemos ser, o que devemos ter, como devemos pensar e educar a nosso família, se nos voltarmos para a soberana e absoluta Palavra de Deus.
A Bíblia nos afirma:
“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção.” – (Salmo 127.1)
- Devemos levar para dentro de nossos lares a influência que vem de Deus,
- Devemos deixar o Senhor cuidar de nossos lares,
- Devemos ratificar todos os dias as verdades do Senhor à luz da Sua Palavra,
- Devemos permitir a Deus ser o centro de nossa família,
- Devemos aprender a recorrer a Deus quando passamos por situações complicadas e conflituosas,
- Devemos permitir a Deus conduzir-nos em nossas decisões diárias,
- Devemos negar e rejeitar a influência do que vêm pela TV e pela internet.
Somente assim, veremos a nossa família seguir os padrões propostos por Deus em meio a um mundo onde as mentiras contadas parecem verdades incontestáveis e absolutas.
Portanto: O que fazer para que a nossa família viva o céu na terra?
DESENVOLVIMENTO:
1º) REPENSE O QUE FOI ANUNCIADO:
O apóstolo, Paulo, anteviu o que vivemos na realidade deste novo milênio:
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus…” – (2ª Timóteo 3.1-4)
Seria inocência ou estupidez fingirmos de que não existe crise na sociedade moral e espiritual e que tudo está caminhando muito bem.
Este quadro que distingue este milênio em relação à família, pode ser transformado, através de um avivamento na Igreja do Senhor.
O Avivamento não é espontâneo, precisa ser buscado com súplicas e intercessões.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” – (2º Crônicas 7.14)
2º) REAJA AO MODELO DE VIDA IMPOSTO PELO “deus deste século”:
“2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” – (Rm 12.2)
“4 Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.” – (2Co 4.4)
Não se sujeitem ao deus deste século.
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, ao contrário, deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.
Deste modo, conheceremos a vontade de Deus. A Sua boa, perfeita e agradável vontade.
O deus desta geração cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da Glória de Cristo que é a imagem de Deus.
A palavra conformar significa tomar a forma, se amoldar, tornar-se igual.
O que Paulo disse a Timóteo serve para todos aqueles que acreditam na família como projeto de Deus.
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste…” – (1ª Timóteo 3.14a)
Preservar os princípios de Deus, estabelecidos em Sua Palavra para a família, é edificar a casa sobre a rocha.
“24 — Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.” – (Mateus 7.24-25).
O projeto do Senhor Jesus para a família é à prova de tempestade!
Precisamos celebrar as famílias e os casamentos que alcançaram sucesso no Senhor Jesus, como resposta aos modelos distorcidos de família nesta sociedade.
O povo de Deus deve ter a iniciativa de afirmar o modelo bíblico de família como ideal divino motivando os relacionamentos sadios e enchendo de esperança outros que estão lutando para superar as crises.
Deus instituiu e acredita na família. Família abençoada e feliz é projeto de Deus.
Quando honramos a Deus, não abrindo mão dos Seus princípios, Ele nos honra diante dos homens, manifestando Sua vitória em nossas vidas.
Deus ama a família e deseja preservá-la até o fim dos dias dos homens sobre a terra e por toda a eternidade.
3º) RETENHA o altar do Senhor ERGUIDO dentro de sua casa:
A família precisa derrubar, dentro de casa, todos os altares que não pertencem ao Senhor.
Esta foi à orientação de Deus para Gideão, a fim de que o avivamento acontecesse:
“E aconteceu naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.” – (Juízes 6.25,26)
Este altar levantado ao Senhor dentro de casa fala de entrega, renúncia, devoção, comunhão, louvor, adoração, culto, obediência e submissão.
Toda família que erguer um altar ao Senhor estará debaixo da segura e incontestável proteção de Deus.
4º) RESTRINJA o poder da INFLUÊNCIA NEGATIVA da mídia em sua família:
Somos de alguma modo, frutos do meio em que vivemos e do que vemos e ouvimos.
A mídia televisiva tem sido responsável pela desestruturação da família.
Os programas de maior audiência exaltam aquilo que compromete o bem-estar da família e incentiva o que a Bíblia, como Palavra de Deus, condena: adultério, prostituição, homossexualismo, uso de drogas, violência, pornografia, ocultismo, satanismo, feiticismo e tantos outros males sociais e morais.
Jesus declarou que o ladrão (o diabo) vem para roubar, matar e destruir (Jo 10.10).
Muitos inocentemente, assim como as pombas, por sua simplicidade e por estarem distraídos, não percebem a ação sutil desse ladrão, que chega e rouba, mata e destrói o relacionamento.
A luta pela audiência levará os dirigentes dos meios de comunicação a extrapolar os limites, desrespeitando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
As famílias cristãs, em meio à está decadência moral precisam assumir a postura de quem é vocacionado para ser o sal da terra e luz do mundo.
Assim diz o Senhor a todas as famílias que desejam fazer diferença:
“Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis meus filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” – (2ª Coríntios 6.17,18; 7.1)
5º) ROGUE a DEUS por sua FAMÍLIA:
Há um ditado que declara: “O fruto não cai longe da arvore!”
Nossos filhos serão o escopo de nossa vida. De certo modo, eles são o nosso maior projeto e desejamos conduzi-los ao melhor desta vida.
Para isso precisaremos nos dedicar ao ensino das Sagradas Escrituras, principalmente através de nosso exemplo e a oração para que Deus os conduza pelos caminhos da verdade, livrando-os de todo o mal.
A Bíblia declara:
“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” (Salmos 127:3-5)
“Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.” (Provérbios 17:6)
“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” (Provérbios 22:6)
CONCLUSÃO:
O desejo do meu coração e a minha oração é que Deus conserve as nossas famílias de pé na Sua presença, e que possamos dar respostas a todas essas mudanças com base nos princípios inegociáveis da Palavra.
Portanto, lembre-se:
1º) REPENSE O QUE FOI ANUNCIADO,
2º) REAJA AO MODELO DE VIDA IMPOSTO PELO “deus deste século”,
3º) RETENHA o altar do Senhor ERGUIDO dentro de sua casa,
4º) RESTRINJA o poder da INFLUÊNCIA NEGATIVA da mídia em sua família.
5º) ROGUE a DEUS por sua FAMÍLIA.