
Eles Precisam Ser Alcançados!
“E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles” (Mt 11.1).
A Igreja do século 21 encontra um grande desafio, a evangelização da população urbana. Segundo dados da ONU – Organização da Nações Unidas, 54% da população mundial vive nas grandes cidades e uma boa parte dela enfrenta problemas de infraestrutura como falta de serviços básicos de qualidade: educação, saúde, transporte e habitação de qualidade.
A Secretaria Regional de Missões entende que é preciso atender às necessidades da população. Como Igreja, não podemos fechar os olhos para a realidade enfrentada nos centros urbanos, pois seus moradores são atingidos de uma forma não só espiritual, mas estrutural.
O que fazer para alcançar essas pessoas? Temos que ir até elas. Eles precisam ser alcançados.
Na passagem de Mateus 11.1, citada acima, Jesus não se dá por satisfeito em somente enviar discípulos; e assim segue também com seu próprio ministério na região da Galileia, ele vai até aqueles que precisam ser alcançados.
Vemos nas Escrituras o exemplo do apóstolo Paulo que assumiu a condição de pobre, perseguido, humilhado, desprotegido, sem casa, membro de uma “seita” que vivia à margem da sociedade para pregar o Evangelho de Cristo se fazendo igual àqueles que mais necessitavam ser alcançados pela Palavra transformadora.
A mensagem de Paulo mostrava às pessoas que em Cristo nãos existe uma hierarquia espiritual, inspirado na Ceia do Senhor o apóstolo mostra que enquanto nos banquetes os ídolos e as pessoas influentes ocupavam os primeiros lugares e comiam das melhores comidas, na Ceia do Senhor há uma ordem diferente: todos os membros da comunidade participam sem segregação ou favoritismo. Todos! Obviamente que isto não era uma missão simples. Imaginemos, por exemplo, um senhor de escravos sentado à mesa a comer com o seu escravo. Todos precisam ser alcançados.
“Então começou a repreender as cidades em que havia realizado a maioria de seus milagres, pelo fato de não terem se arrependido (Mateus 11.20).
No texto de Mateus vemos que algumas cidades não se arrependeram ao ouvir do próprio Jesus a mensagem salvadora, e, ainda hoje o desafio continua grande. Incredulidade e perseguição. É preciso anunciar a Cristo com sabedoria, poder e eficácia. O Evangelho não pode ser confundido com a mensagem dos mercenários e falsos profetas.
A mensagem da cruz precisa ser pregada na virtude do Espírito Santo, para que as pessoas sejam alcançadas.
Dicas para cultivar o evangelho em centros urbanos em tempos de pandemia (o conteúdo a seguir foi escrito por Paul Worcester e extraído do site Coalizão Pelo Evangelho).
- Entre em contato com um amigo perdido.
Pergunte como ele está e como você pode orar por ele durante estes tempos incertos. Este é o momento perfeito para quebrar o gelo com amigos não-cristãos com quem você não fala há algum tempo.
Reveja sua lista de amigos e envie mensagens para todo mundo que conhece. Use o Zoom ou de alguma outra forma que possa vê-los cara a cara. Ouça com atençāo. Curto e simples é melhor. Nunca soube de alguém que ficou ofendido por uma oferta de oração. A maioria das pessoas aprecia cuidados e preocupação genuínos.
- Dê uma caminhada.
Conheça seus vizinhos e sirva-os.
Quando o tempo melhorou esta semana, nossa família fez caminhadas e ficamos conhecendo muitos vizinhos que não conhecíamos. Este é um momento perfeito para conhecer seus vizinhos e saber se eles têm necessidades. Troque informações de contato e comece a fazer planos para dar uma grande festa no quarteirão quando o isolamento social terminar.
- Use a tecnologia para fazer conexões sociais.
Nosso ministério universitário está planejando eventos criativos online para os estudantes socializarem-se, divertirem-se e para convidarmos novas pessoas para a nossa comunidade. Planejamos um jogo de adivinhação, uma noite de jogo usando Jack Box e uma noite de jogo virtual onde usaremos o recurso de break-out no Zoom para jogar jogos de tabuleiro online tais como Settlers of Catan. Continuamos a explorar formas criativas de nos divertirmos online durante este período estranho.
- Comece um grupo de estudo on-line para explorar o cristianismo. Uma das minhas ferramentas favoritas de evangelização são os grupos de estudos onde os incrédulos podem explorar aquilo que os cristãos creem e fazer perguntas espirituais sem condenação.
Nosso ministério universitário usa esses grupos em dormitórios, fraternidades e repúblicas, abordando o que a Bíblia diz sobre os valores de cada república ou fraternidade. Agora é o momento perfeito para convidar um punhado de seus amigos céticos para explorarem a fé cristã.
- Organize uma “watch party” do Facebook para cultos de adoração online. A maioria das igrejas está transmitindo cultos online. Partilhe o link ou considere organizar uma “watch party” no Facebook que notifique os seus amigos e os convide a assistir. Use a seção de comentários para interagir com as pessoas durante o culto e inclua mensagens direcionadas para aprofundar as conversas.
- Convide seus amigos para seu grupo de comunhão virtual.
Se você já está envolvido em um estudo bíblico em grupos pequenos e é um grupo aberto, por que não convidar alguns amigos? As pessoas raramente ficam ofendidas quando convidadas para algo. Você pode ligar ou enviar uma mensagem para eles e dizer algo como: “Uma coisa que está me mantendo encorajada e conectada durante este tempo é meu pequeno grupo da igreja. Vamos nos encontrar no Zoom nesta quinta à noite, e posso compartilhar o link com você. Adoraria que se juntasse a nós.”
Nunca se sabe o que Deus pode fazer através de um simples convite.
- Grave seu testemunho e compartilhe no Facebook Live e Instagram Live.
Faça follow-up pessoalmente com aqueles que comentam. Todos estão online agora, e a maioria tem mais tempo em suas mãos, então fazer uma live tem grande potencial.
Prepare um testemunho de dois minutos e compartilhe casualmente via vídeo nas mídias sociais. Você pode se surpreender com quantas visualizações e comentários você receberá. Incentive as pessoas a comentarem ou a enviarem mensagens com perguntas. Considere responder perguntas ao vivo ou levar a conversa mais fundo através de uma mensagem direta ou por telefone.
- Comece uma conversa espiritual e marque encontros virtuais com os interessados.
Algumas perguntas espirituais básicas incluem “Que experiência você tem com as coisas espirituais?” ou “Se você pudesse conhecer Deus pessoalmente, você iria querer?” Se esta conversa for através de mensagem de texto, então marque um encontro com objetivo evangelístico dizendo: “Recentemente, tenho crescido em meu relacionamento com Deus. Eu adoraria fazer uma chamada do Zoom em breve e ouvir mais da sua história.”
Quando a ligação começar, você pode usar um esboço de três pontos: (1) a história deles,
(2) sua história, (3) a história de Deus.
Se você usa uma plataforma como Zoom, compartilhe a tela e forneça uma ilustração do evangelho como “3 2 1”, “Duas maneiras de viver” ou “The Story Film”. Semana passada, um aluno começou uma conversa espiritual com uma garota na Índia enquanto jogavam videogame no “Discord”. Ela mencionou que estava enfrentando sérios problemas familiares e sentia-se fragmentada e perdida. Ela expressou o desejo de começar a explorar outras religiões. Ben compartilhou seu testemunho e desafiou-a a estudar o Evangelho de João. Ele vai convidá-la para se juntar aos nossos grupos online este semestre.
- Pratique os 3 Hábitos para o Evangelismo Cotidiano.
Costumava pensar que evangelismo era algo que você vai e faz. Planejava momentos para ir ao campus para iniciar conversas sobre o evangelho, e até organizei eventos em grupo para evangelização. Estas são grandes atividades, mas descobri que é mais eficaz compartilhar Cristo ao caminhar no meu dia-a-dia. Evangelismo é mais um estilo de vida do que um evento.
Aqui estão três hábitos para a evangelização cotidiana:
- Ore diariamente por portas abertas e corajosamente aproveite-se delas.
- Crie uma lista de impacto das pessoas pelas quais você ora diariamente.
- Planeje horários regulares para passar com amigos perdidos.
- Seja voluntário para fazer chamadas de acompanhamento na sua igreja ou ministério.
Sua igreja provavelmente terá muitos visitantes online nas próximas semanas. Avise os líderes da igreja que você está disposto a fazer follow-up com aqueles que completaram um cartão de conexão virtual. Você pode utilizar o telefone ou uma chamada Zoom e compartilhar o evangelho com aqueles que expressaram interesse em coisas espirituais.
Ser voluntário para servir significará muito para os líderes da igreja durante esta temporada. Seus pastores estão a trabalhar arduamente para servi-los e amá-los. A maioria está se ajustando à pregação para uma sala vazia e enfrentando problemas de comparações. Este seria um ótimo momento para encorajá-los. Compartilhe com eles algo que a tocou no sermão. Deixe-os saber que você está “para o que der e vier” com eles.
Biografia
Site – Coalizão Pelo Evangelho – https://coalizaopeloevangelho.org/article/10-maneirassimples-de-evangelizar-durante-a-pandemia/
Pr. Márcio dos Santos
Secretário Regional de Missões
