
TEMA:
CONCLUINDO O TRABALHO DO LIDER!
TEXTO:
“Quando eu lhe mandar o irmão Ártemas ou o irmão Tíquico, faça o possível para ir se encontrar comigo na cidade de Nicópolis, pois resolvi passar o inverno lá. Ajude o advogado Zenas e também Apolo em tudo o que você puder a fim de que eles tenham o que precisarem para a viagem.14 Que a nossa gente aprenda a usar o seu tempo fazendo o bem e ajudando os outros em caso de necessidade, para que assim a vida da nossa gente seja útil! Todos os que estão comigo mandam saudações a você. Dê saudações aos nossos amigos na fé.” – (Tito 3.12-15 – NTLH)
INTRODUCAO:
Sucesso sem sucessor não é sucesso!
Esta máxima até pode ser questionada, entretanto, de modo geral, o chamado para o discipulado (a formação) é para a multiplicação.
Nesta multiplicação abençoamos vidas aqui e agora, todavia, se fizermos bem o nosso discipulado (treinamento) poderemos dar frutos para além de nossa geração.
Dentro deste prisma compreendemos que muito do sucesso do líder dependerá do discipulado dos seus seguidores.
DESENVOLVIMENTO:
Observemos o exemplo do discípulo de Paulo: Tito, que mesmo sendo o discípulo, deixou marcas profundas na vida do seu mentor (discipulador).
- Tito, socorreu Paulo em momento difícil de sua vida:
2 Coríntios 2.10-12 – “a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele. 12 Quando cheguei à cidade de Trôade para anunciar o evangelho de Cristo, vi que o Senhor me havia aberto o caminho para o trabalho ali
2 Coríntios 7.5-6 – “Mesmo depois de termos chegado à província da Macedônia, não descansamos nada. Em todos os lugares houve problemas, lutas com os de fora e medo no nosso coração. Porém Deus, que anima os desanimados, nos animou com a chegada de Tito.”
- Todos os lugares,
- problemas,
- lutas com os de fora,
- medo no coração,
Aplicação:
- Você tem alguma pessoa que sua presença lhe leva animo, estímulo e motivação?
- Quem é a pessoa que nas horas de lutas, grandes dificuldades, você procura ao menos para um simples bate papo?
- Tito, acompanhou Paulo ficando a sua disposição ate em seus últimos dias:
2 Coríntios 12.14-18 – “Já estou preparado para fazer a minha terceira visita a vocês e novamente não vou exigir que vocês me ajudem. Eu quero vocês e não o dinheiro de vocês. Afinal de contas, são os pais que devem juntar dinheiro para os filhos, e não os filhos, para os pais. Vou ficar contente em gastar tudo o que tenho e até a mim mesmo para ajudá-los. Será que vocês me amarão menos só porque eu os amo tanto? 16 Portanto, vocês vão concordar que eu não exigi nada de vocês. Porém alguém poderá dizer que os enganei e tapeei com mentiras. Por acaso explorei vocês por meio de algum mensageiro que lhes mandei? Eu pedi a Tito que fosse visitá-los e mandei com ele o outro irmão na fé. Por acaso Tito os explorou? Será que nós dois não temos agido do mesmo modo e com o mesmo espírito?”
Existem pessoas que são nossos intercessores, conselheiros, que nos amam, acreditam em nós e torcem pelo nosso sucesso e vitória.
São pessoas que investiram e investem em nós seu tempo, seu dinheiro, sua sabedoria, sua confiança e fé.
São pessoas que pensam o melhor a nosso respeito e estão pagando para ver (no bom sentido) as maravilhas que Deus fará através de nossas vidas.
Aplicação:
- Quem é a pessoa que o acompanha por toda a sua vida e seu ministério?
- Quais foram as pessoas que investiram tempo, amor, dedicação, ensino, orientação em sua vida?
- Tito, recebeu a incumbência de representar Paulo diante da Igreja mais complicada do Novo Testamento (Coríntios):
2 Coríntios 7.13-16 – “Além do ânimo que recebemos, ficamos mais contentes ainda vendo a alegria de Tito; pois todos vocês o têm ajudado a sentir-se bem.14 Eu havia falado muito bem de vocês a ele, e vocês não me desapontaram. Temos sempre dito a verdade a vocês. Assim também é verdadeiro o elogio que fizemos a Tito a respeito de vocês. E o amor dele por vocês cresce cada vez mais quando ele lembra como vocês todos estavam prontos para obedecer e como o receberam com humildade e respeito. Estou alegre por poder confiar completamente em vocês.”
- O apostolo Paulo tinha pleno conhecimento que a congregação dos coríntios tinham problemas com ele,
- A situação era tensa e muito pouco confortável na relação apostolo – igreja,
- Além de todos as outras dificuldades e problemas que temos conhecimento devido aos relatados das epistolas paulinas,
- É exatamente neste contexto que Tito recebe a sua árdua tarefa.
Aplicação:
- Você gostaria de ter em seu grupo de liderados pessoas com habilidades para assumir desafios?
- Você tem em seu grupo de liderados pessoas com habilidades para assumir e resolver desafios?
- Você é pessoa de confiança, convicção, ousadia e fé para resolver desafios e problemas?
- O seu líder pode deixar em suas mãos uma tarefa, por mais difícil que pareça, crendo que você resolverá e trará soluções?
- Tito, recebeu a incumbência de Paulo para cuidar de uma segunda Igreja (Creta) tão problemática como a primeira:
Tito 1.10-16 – “10 Pois existem muitos, principalmente os que vieram do Judaísmo, que são revoltados e enganam os outros com as suas tolices. É preciso fazer com que eles parem de falar, pois estão atrapalhando famílias inteiras por ensinarem o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro. Foi justamente um deles, um profeta da ilha de Creta, quem disse: “Os cretenses só dizem mentiras. São como animais selvagens, são uns preguiçosos que só pensam em comida.”13 E ele tinha razão quando disse isso. Portanto, você tem de repreender duramente esses falsos mestres para que sejam sadios na fé e parem de dar atenção a histórias inventadas por judeus e a ensinamentos humanos que vêm de pessoas que rejeitam a verdade. Tudo é puro para os que são puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, pois a mente e a consciência deles estão sujas. Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isso não é verdade. Estão cheios de ódio, são rebeldes e não são capazes de fazer nenhuma coisa boa.”
- Não sabemos muitos detalhes, porem, esta igreja tinha sido tão problemática como a Igreja em Corintos,
- Era fruto de um cultura alheia à espiritualidade bíblica e ao discipulado cristão,
Aplicação:
- É bem possível que você tenha pensado: “Conheço esta congregação. É a minha!” ou quem sabe: “Conheço uma congregação parecida com esta.”
- A pergunta que não quer calar é: O seu líder pode confiar em você para assumir e resolver uma congregação semelhante a esta?
CONCLUSAO:
Paulo tinha graça para motivar, capacitar e mobilizar líderes, contudo, Tito tinha graça para fazer de Paulo um sucesso.
Que Deus levante entre nós lideres e seguidores nos quais esta sinergia (combinação) nos conduzam a ser melhores do que seriamos sem termos uns aos outros,
Que Deus levante mentores e discípulos que se completem como um só corpo em Cristo Jesus para Sua honra e gloria.
