
AS 7 FORÇAS QUE SUSTENTAM A VIDA DO CRISTÃO
“Disse Dalila a Sansão: “Até agora você me fez de boba e mentiu para mim. Diga-me como pode ser amarrado”. Ele respondeu: “Se você tecer num pano as sete tranças da minha cabeça e o prender com uma lançadeira, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”. Assim, quando ele dormia, Dalila teceu as sete tranças da sua cabeça num pano e o prendeu com a lançadeira.” Juízes 16:13,14ª
A vida e a obra de Sansão, narrada no livro de Juízes de 13 a 16, é cheia ensinos marcantes que servem de exemplos a serem seguidos, contundo, há outros procedimentos que não são bons para serem praticados.
Nascido na tribo de Dã, na fronteira com os filisteus, já antes de nascer foi designado por Deus para libertar Israel dos filisteus, que há anos os subjugavam na escravidão e morte. Deus revestiu Sansão de força sobre-humana, enchendo-o com o Espírito Santo, e foram muitas as vitórias obtidas por ele, que sempre creditava a Deus.
Sansão era nazireu desde a sua concepção, consagrado ao Senhor, para ser dele por toda a vida. O voto de nazireado ou nazireato foi institucionalizado e regulamentado no livro de números 6:1-21. O nazireu ou aquele que prestava esse voto que podia ser por toda vida ou parte dela, não podia tomar certos tipos de alimentos, bebidas fermentadas, cortar o cabelo e tocar em cadáveres. Quanto aos propósitos, obtidos por esse voto, não são bem descritos, mas o certo era para obter uma vida de santidade e aproximação maior com Deus e ao seu serviço, ou missão.
A força sobre humana de Sansão fez Israel renascer a esperança da libertação de inimigos, trazendo aos filisteus, pavor, perplexidade, derrota e morte.
Sansão se tornou Juiz e herói nacional, e por 40 anos Israel conheceu a paz, podendo se reorganizar como nação, e usufruir dos benefícios da terra.
Sansão é o último dos juízes mencionados no livro do mesmo nome. Logo em seguida houve a organização do Reino, sob a liderança de Samuel, Saul e Davi.
Sansão tinha uma personalidade extrovertida, alegre, uma liderança incontestável, um homem cheio de fé, de força, e de determinação para vencer e fazer prosperar sua nação.
Mas Sansão tinha fraquezas da natureza humana, que seus inimigos logo perceberam, e enviaram armadilhas para tentar derrotá-lo.
Tem um ditado popular que diz: que o homem tem que ter cuidado com as três barras: da fama, do dinheiro e da saia. E foi nessa barra, a da saia, que Sansão não vigiou, e caiu.
Cuidado com os filisteus (inimigos), eles sempre subornarão suas Dalilas, para promoverem a queda de alguma vida preciosa. Provérbios 6:20-26
Quando se olha para a vida de Sansão, vemos vitórias, mas quando se observa a vida sentimental dele, percebe-se nitidamente, uma completa fragilidade. É nesta área que acontece as quedas e as derrotas.
Um princípio de vida nós aprendemos com a vida de Sansão: não importa o cargo, fama, poder e a força que você tenha, se você é cheio do Espírito Santo, ou não. Temos que vigiar, pois senão a queda é evidente. É como diz o texto de I Reis 5:1 que relata a vida de Naamã, o texto diz que ele era comandante do exército da Síria, herói de guerra, porém leproso.
Têm muitos que se dizem cristãos, são até líderes, aparentemente são vencedores, bem sucedidos, mas, na intimidade, no emocional, na sua mente, são leprosos. Estão cheios de brechas, cheios de pecados, e estão caindo nas armadilhas dos inimigos.
O texto da introdução diz que o cabelo de Sansão tinha sete tranças. O cabelo era símbolo da aliança do voto de nazireu, que seus pais fizeram com Deus. Quando foram cortadas as suas tranças, foi quebrada a aliança e como conseqüência ele perdeu a sua força. Deus o abandonou, o Espírito Santo, já não agia por meio dele.
Quero meditar com vocês sobre as sete forças que sustentam a vida de um cristão:
- Amar a Deus com toda a intensidade. “Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: De todos os mandamentos, qual é o mais importante? “Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”. Marcos 12:28-30
- Vida devocional diária:
- a) Oração (Clamor, súplica, intercessão, Louvor, e ações de graças.) “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador” I Timóteo 2:1-4; Filipenses 4:6,7;
- b) Leitura da Palavra. “Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros. Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.” I Timóteo 4:13-16
- c) Meditação. “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” Josué 1:7-8
- Vida de Santidade. “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.” I Tessalonicenses 4:3-5
- Buscando avivamento diariamente. “A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra…; Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho…; Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça….; Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou….; Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca….; Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra….; Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó SENHOR, segundo o teu juízo…; Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos….; Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade.” Salmo 119: 25,37,40,50,88,107,149, 154,156,159
- Testemunho de mudança. “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:17,18
- Servir ao próximo. “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” Tiago 1:27; I João 3:16-19
- Pregando as boas novas da Salvação. “Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.” II Timóteo 4:1-4
Enquanto esteve ligado a Deus, Sansão, com sua força, prevaleceu, e as vitórias sobre os inimigos se acumularam. Enquanto preservou a aliança de seus pais com Deus foi herói glorioso.
Infelizmente, gradativamente foi cedendo aos apelos de Satanás na voz, nos braços, nos prazeres carnais de Dalila, a tal ponto, que não conseguiu enxergar mais nada a não ser o motivo de seu prazer carnal.
Nossa força em Deus não surge do nada, mas de um alicerce espiritual que vai aos poucos erguendo-se através de ações efetivas do conhecimento, entrega e serviço ao reino, que são forjados numa vida cristã fundamentada numa profunda intimidade e obediência a Deus.
Sansão teve uma segunda oportunidade, depois de preso e cego pelos inimigos, ridicularizado e humilhado, se arrepende de seus pecados. Seus cabelos começam a crescer, e faz o último pedido a Deus, para que lhe devolva novamente a força para destruir os intentos de seus adversários.
Deus sempre estende a sua misericórdia e seu perdão aqueles que o buscam. (Provérbio 28:13) Sansão recebe de Deus seu último desejo, e promove uma grande destruição em seus adversários, a tal ponto que sua nação fica livre dos filisteus por longos anos.
Seu nome é lembrado no livro de Hebreus 11 como um dos heróis da fé, que não obstante, suas fraquezas e pecados, se arrepende e crer que sem Deus ele era nada.
“Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.” Hebreus 11:32-34
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.